Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Psiquê


Em grego, "psiquê" ( Ψυχή, Psychē) significa tanto "borboleta" como "alma". Uma alegoria a imortalidade da alma, como a borboleta que depois de uma vida rastejante como lagarta, flutua na brisa do dia e torna-se um belo aspecto da primavera. É considerada a alma humana purificada pelos sofrimentos e preparada para gozar a verdadeira felicidade. Palavras como psiquismo, psíquico, psicologia, psiquiatria nasceram dessa raiz.
Psiquê é uma personagem da mitologia grega, personificação da alma. Seu mito é narrado no livro O Asno de Ouro de Apuleio, que a descreve como uma bela mortal por quem Eros, o deus do amor, se apaixonou. O mito de Eros e Psiquê é a história da ligação entre o amor e a alma.
Psiquê tanto sofreu e penas pagou, que se deixou por fim entregar-se a morte, e caiu em profundo sono. Somente o amor poderia despertá-la. Eros a encontra e a beija, tirando-a do sono eterno. Depois, com a permissão de Zeus, Eros e Psiquê se casaram no Monte Olimpo. Ou seja, amor e a alma permanecem juntos por toda a eternidade.

       Escultura em mármore, “Eros e Psiquê”, de Antonio Canova, 1793. Museu Louvre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário